SindSaúde-SP: 32 anos de lutas a favor dxs trabalhadorxs públicos da saúde estadual

18.06.21

SindSaúde-SP: 32 anos de lutas a favor dxs trabalhadorxs públicos da saúde estadual

Nesta sexta-feira, 18 de junho, o SindSaúde-SP, Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo, completa 32 anos de uma trajetória marcada por muitas lutas e conquistas a favor dos profissionais da saúde estadual. 

“Essas três décadas foram muito significativas para que nos fortalecêssemos enquanto entidade sindical”. declarou a Direção do SindSaúde-SP. “Queremos seguir dessa forma, cada vez mais renovados em nossa força política e institucional, para que possamos defender os direitos dessxs trabalhadorxs públicos da saúde do estado de São Paulo, que têm se demonstrado tão aguerridos em todos esses anos”. 

Seu surgimento converge com uma época de efervescência nacional. A democracia era ainda incipiente (foi eleito o primeiro presidente da república em eleições diretas), a Constituição Federal havia acabado de ser publicada, em 1988, e, um ano após a fundação do Sindicato, era publicada a Lei 8.080/1990, que instituía o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.

Desde o início de sua fundação, o sindicato defende, além do SUS, o Programa Nacional de Imunização (PNI) – um dos grandes orgulhos nacionais, que propiciou abolir do país várias doenças -, a Ciência e as vacinas. Não fosse o SUS, não sabemos o que seria dxs trabalhadorxs durante a pandemia de Covid-19. Mas, infelizmente, desde que o governo atual tomou posse, iniciou o desmonte do SUS, do PNI, bem como do serviço público brasileiro como um todo, por meio de regulamentações para tirar-lhe recursos.

Conquistas

No âmbito do estado de São Paulo, onde está a base do SindSaúde-SP, a luta pela preservação do serviço público de saúde e pela valorização do capital humano que o integra têm sido as suas batalhas recorrentes nesses 32 anos.

Contudo, o sindicato sofreu alguns revezes por ter de lidar com governantes de um único partido, cuja política, assim como ocorre na esfera federal, também privilegia o privado em detrimento do público. Trata-se de um governo que não sabe negociar nem escutar as demandas dxs trabalhadorxs.

Ainda assim, com muito esforço e coragem, SindSaúde-SP obteve grandes conquistas. Entre elas estão a jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem e da área administrativa direta, e a incorporação da Gratificação Especial de Atividade (GEA) nos salários. Também conseguiu reverter demissões e, na pandemia, foi obrigado a ingressar na Justiça para garantir o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde.

“Nosso desafio é imenso! Nosso universo é de mais de 70 mil trabalhadoras e trabalhadores das administrações pública direta e indireta, além de milhares de aposentados e pensionistas. São essas trabalhadoras e trabalhadores que nos dão suporte para que sigamos firmes e fortes”, indicou a Direção do SindSaúde-SP.

Da UNI Américas celebramos essa trajetória! Que venham mais 30 anos!

Care

UNI Americas