Essenciais, mas sem vacinas: trabalhadorxs de limpeza pública no Brasil exigem vacinação para a categoria.

10.06.21

Essenciais, mas sem vacinas: trabalhadorxs de limpeza pública no Brasil exigem vacinação para a categoria.

 

Xs trabalhadorxs de limpeza no Brasil, entre os que se encontram xs coletorxs de resíduos, realizaram uma manifestação de 24 horas na cidade de São Paulo, a maior cidade da América Latina, no dia de ontem, exigindo a vacinação para a categoria que a partir do começo da pandemia, não tem sido prioridade. 

“O objetivo é pressionar o prefeito para colocar xs garis na linha de frente da vacinação”, expressou Moacyr Pereira, presidente da Conascon, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes. “A Conascon participou na construção do Plano Nacional de Imunização que leva adiante o governo federal e já está prevista a vacinação dxs garis, mas a responsabilidade de colocar xs trabalhadorxs na lista de vacinação é dos prefeitos da cidade”, destacou.

Assim também, o presidente do SIEMACO-SP, Edson André dos Santos Filho, acrescentou: “estes trabalhadorxs ficaram expostos do início da pandemia e sem eles a situação seria ainda mais trágica no Brasil”.

Xs “garis” são quem limpam as ruas nas cidades do Brasil e quem no último ano e meio estiveram na linha de frente, assumindo riscos sanitários e demonstrando ao mundo seu papel fundamental na convivência da Covid-19. Do início da crise sanitária, já foram registradas mais de 60 mortes no setor limpeza, com quase 2 mil casos confirmados somente na capital. 

Marvin Largaespada, Diretor Regional da UNI Américas Serviço à Propriedade expressou: “Xs garis são trabalhadorxs chave para a saúde e economia das nossas sociedades. Como trabalhadorxs essenciais deveriam ter sido priorizados há muito tempo. Da UNI Américas expressamos todo nosso apoio a nossa filiada Conascon nesta jornada de luta e reivindicações”.

 

UNI Americas