Lula lança a campanha presidencial com uma mensagem desafiante: “Eu não vou desistir “

17.08.18

Lula lança a campanha presidencial com uma mensagem desafiante:  “Eu não vou desistir “

Em uma iniciativa para que o Brasil volte ao caminho da democracia, o Partido dos Trabalhadores inscreveu ontem a candidatura do Lula às eleições presidenciais do 7 de outubro. No entanto, numa tentativa de colocar outro obstáculo mais a esse retorno à democracia, o procurador-geral do Brasil apresentou de imediato uma demanda para proibir a candidatura do Lula a raiz de uma pena injusta. O ex-presidente se encontra na cadeia desde abril depois de ter sido condenado por falsas acusações de corrupção. As autoridades eleitorais têm até o dia 17 de setembro para decidir se o Lula pode ser candidato, apenas um mês antes da votação.

Gleisi Hoffmann, Presidenta do Partido dos Trabalhadores, se dirigiu às dezenas de milhares de simpatizantes do Lula, reunidos na capital, Brasília, para presenciar a inscrição da candidatura, lendo uma carta do ex-presidente detido:   

“Registrei hoje a minha candidatura à Presidência da República, com a certeza de que posso fazer muito para tirar o Brasil de uma das piores crises da história. Só não serei candidato se eu morrer, renunciar ou for arrancado pela Justiça Eleitoral. Não pretendo morrer nem renunciar e vou brigar pelo meu registro até o final.”

A UNI Global Union, como parte de uma campanha organizada pelo movimento sindical internacional, está exigindo que as autoridades brasileiras permitam a candidatura à presidência do Lula e o liberem.

Christy Hoffman, Secretária Geral da UNI Global Union disse, “A inscrição do Lula como candidato à Presidência põe às autoridades brasileiras ante uma opção muito difícil. Podem bloqueá-lo ou permitir-lhe que se apresente e volte a encaminhar o Brasil para a democracia e a redistribuição justa da riqueza”.

Christy Hoffman, Secretária Geral da UNI Global Union, e Marcio Monzane, Secretário Regional da UNI Américas, escreveram ao Presidente do Tribunal Supremo exigindo que Lula seja posto em liberdade de imediato, para poder apresentar-se às eleições presidenciais. As sondagens de opinião mostram que se lhe for permitido a Lula se apresentar, ganharia as eleições.

O ex-presidente permanece na prisão embora um juiz brasileiro ordenasse sua liberação. O juiz determinou que a detenção do Lula era ilegal. Sua decisão foi revogada pelos juízes próximos à elite neoliberal. Sua pena está em apelo, mesmo assim, se teme que não se permita sua candidatura enquanto permaneça em prisão.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi inscrito ontem como vice-presidente do Lula e se espera que se apresente como candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores em caso de que a candidatura do Lula seja recusada.

Filiadas da UNI, ATUEM! por favor acedam a twitter agora e mostrem seu apoio a Lula neste dia decisivo em que sua candidatura será permitida ou recusada. E, por favor, exijam sua liberação e peçam que se lhe permita que se apresente utilizando estes hashtags – #FreeLula #LulaLivre