Proibir que Lula se apresente às eleições presidenciais “envergonha o poder judiciário”

04.09.18

Proibir que Lula se apresente às eleições presidenciais “envergonha o poder judiciário”

A UNI faz um apelo a seus filiados para que mostrem seu apoio a Lula depois da decisão antidemocrática da corte que desafia à ONU.

A democracia no Brasil volta a estar no banco dos réus ​​depois de uma decisão judiciária que proíbe ao ex-presidente Lula se apresentar como candidato às eleições presidenciais do próximo mês. Lula anunciou imediatamente que apelará a decisão ante o Tribunal Supremo.

A presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, disse que a decisão do tribunal eleitoral brasileiro “envergonhou o sistema judiciário” e afirmou que continuará a luta pela candidatura do Lula, “Defenderemos o Lula nas ruas, com o povo brasileiro”.

A sentença judicial se produziu apesar de uma solicitação expressa do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas de permitir que o Lula se apresente às eleições. O Comitê de Direitos Humanos da ONU disse em um comunicado que sua instrução era “uma medida urgente para preservar o direito do Lula, à espera de uma consideração a fundo do caso, que terá lugar o próximo ano”.

A Secretária Geral da UNI Global Union, Christy Hoffman fez um apelo aos 20 milhões de filiados da UNI arredor do mundo para mostrar seu apoio a Lula, “A decisão de proibir a candidatura do Lula é um ataque à democracia e uma ofensa à ONU. Os filiados da UNI farão com que sua voz seja escutada em protesto, não descansaremos até que o Lula possa se apresentar à eleição e seja liberado da prisão”.

O secretário regional da UNI Américas, Marcio Monzane, sublinhou: “Estamos trabalhando junto com nossos filiados brasileiros para fazer tudo o que possamos para corrigir esta injustiça. Contamos com o apoio dos nossos companheiros e companheiras não somente na América Latina, mas também no mundo todo”.

Lula foi preso por acusações falsas de corrupção em abril e permanece na prisão apesar que um juiz brasileiro ordenou sua liberação. O juiz decidiu que a prisão do Lula era ilegal. Sua decisão foi revertida por juízes próximos à elite neoliberal. A condena do ex-presidente continua em fase de recurso.

Filiados da UNI: TOMEM AÇÃO, por favor ingressem no Twitter agora e mostrem seu apoio a Lula: exijam sua liberação e peçam que se lhe permita apresentar-se às eleições usando estes hashtags – #FreeLula #LulaLivre

 

Richard Elliott
Diretor de comunicações

Celular: +41 79 794 9709