UNI condena o ataque à Democracia Brasileira


UNI Global Union e suas afiliadas, que representam mais de 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo, condenam veementemente os atos de violência política e destruição de patrimônio público testemunhados neste domingo, 8 de janeiro, em Brasília. A UNI condena este ataque, perpetrado por terroristas e partidários de extrema direita do ex-presidente Bolsonaro. Este foi um ataque flagrante contra a democracia brasileira, e é mais um capítulo vergonhoso da tendência global de negação de eleições e enfraquecimento das instituições democráticas que temos visto com muita frequência em todo o mundo nos últimos anos.

Apoiamos plenamente a reivindicação de que o governo do Distrito Federal, suas forças de segurança e os comandantes das polícias militares sejam responsabilizados pelo ocorrido. Também condenamos a cumplicidade daqueles que ocupam posições de poder em todo o país que continuam permitindo que esses atos antidemocráticos e terroristas continuem.

Exigimos a plena aplicação da lei, e as devidas punições e sanções, a todos aqueles que participam, dirigem e financiam esses atos, desrespeitando a vontade popular dos 60 milhões de brasileiros que elegeram Lula presidente.

Reforçamos nosso compromisso de continuar apoiando nossos sindicatos filiados no Brasil, bem como todas as ações promovidas pelo governo do Presidente Lula da Silva que buscam apoiar os mais pobres da sociedade, reforçar o respeito aos direitos trabalhistas e proteger o meio ambiente. O povo brasileiro, principalmente os pobres e trabalhadores, sofreu muito desde o golpe de 2016 e não há mais espaço no país para ações que abertamente criem instabilidade no processo de reconstrução do Brasil e de sua imagem perante o mundo.

A UNI convoca todas as autoridades a respeitarem a democracia e o governo eleito democraticamente, e seguiremos atuando para proteger nossos direitos e liberdades no Brasil e no mundo.

Golpe de Estado nunca mais!